TOCOU NEYMAR É GOL


Nos anos de 1970 tínhamos como maior ídolo do futebol o rei Pelé. A canção em homenagem ao grande momento se chamava “Aqui é o país do futebol”  de Wilson Simonal. “Brasil está vazio na tarde de domingo, né?/Olha o sambão, aqui é o país do futebol/Brasil está vazio na tarde de domingo, né?/Olha o sambão, aqui é o país do futebol”.
No século XXI,  temos um novo ídolo no futebol e a canção da vez é endereçada a ele com toda marra que um jovem rebelde pode ter. Coincidentemente a canção se chama “País do futebol” de MC Guimê. “No flow, por onde a gente passa é show/Fechou, e olha onde a gente chegou/Eu sou... País do Futebol Negô/Até gringo sambou, tocou Neymar é gol!”.  O grande ídolo da garotada é revelado na canção do MC Guimê. Na moral, dá gosto de ver o Neymar jogar. Jogar ou entortar o adversário? Por conta dessa genialidade ele correu risco de saúde na Copa do mundo no Brasil, mas o menino se recuperou e voltou com toda força; com toda graciosidade que os meninos tem ao brincar com a bola e ir deixando para trás aqueles que seriam suas “barreiras”.
Nós brasileiros, já estamos acostumados a ver o Neymar deixar dois, três para trás e encaixar a bola na rede com a leveza de quem sabe que aquilo, para além do trabalho é uma grande diversão. Para não perder a mania, essa semana no campeonato espanhol ele fez uma de suas brincadeiras que me deixou sem palavras, até agora me pergunto: “o que foi aquilo?”, o menino recebeu o passe do Luisito, em meio a dois  defensores, se livrou de um, passou o chapéu (balãozinho) em outro e encaixou a  bola la no fundo da rede. Só me restou dizer “tocou Neymar é gol” . O garoto virou capa de todos os jornais do Ocidente. Está sendo  chamado de Neymaravilha, até me lembrei daquele gol contra o meu Mengão onde “Neymau” (naquele dia) deixou cinco jogadores rubro negros para trás, conduzindo a bola em ziguezague até enviá-la ao fundo da rede do meu time. Não gostei de ter tomado o gol, mas disse no mesmo instante, “esse é o gol mais bonito do ano de 2011” e foi!
Em todo meu tempo de observação de futebol, ja vi gênios como Ronaldinho Gaúcho que fez um gol semelhante ao de Neymar, concluindo a jogada com um belo voleio em 2004 contra o Osasuna e levou a torcida do Barça à loucura, e conseguiu elevar a posição do time ao patamar dos campeões. O Ronaldinho colocou o Barça no topo e ensinou o Messi a jogar.  O outro gênio,  o Pelé, não o vi  jogar muito, mas lembro  que tinha habilidades para colocar a bola onde queria, assim como se livrava de seus adversários com a maior facilidade. Os que acompanhei jogando foram craques como Bebeto, Zico, Maradona e Robinho. Me contaram do Garrinha que infelizmente não vi jogar, mas aprendi sobre ele, que era o rei do drible, e qualquer atleta que consiga se desvencilhar do seu marcador e conclua a jogada com o êxito como faz o Neymar, lembra o Garrincha.
Um fato que me chama atenção é que exceto Ronaldinho, o Pelé, o Robinho e o Neymar “nasceram” no Santos. Seria sina ou apenas imã que atrai os mais dotados para despontarem ali? É apenas uma elocubração, mas o Neymar leva alegria aos corações, e olha que ele nem está aqui. Contudo festejar suas vitórias faz parte do nosso dia a dia. O Neymar é assim, o ponto que tranquiliza a equipe nacional e desequilibra o desafiante. Isso é claro que não gosto, uma seleção não pode depender de uma única pessoa e se ferrar se ela não estiver lá, mas quem não quer vê-lo jogar?
A discussão do momento é “Neymar, melhor do mundo, quando”? Ah eu nem quero saber, deixa o menino jogar, o que tiver de vir, virá, eu quero ver são os seus dribles, aquela pegada na bola que finge vai para um lado mas a despacha para outro. Aquele jeito de corpo de deixa o marcador nervoso e o goleiro em apuros, sorriso de menino que acabou de fazer uma travessura e se deleita por ter conseguido.
Pelo mundo o Neymar brilha, no Brasil os críticos comparam seus gols, Mengo x Vilarreal, a discussão aqui é Neymar  x Neymar, e o craque está chegando ao Brasil, se juntando à Seleção para com seus companheiros consquistarem mais uma vitória. Aqui no meu papel de espectadora, espero ver lindos gols do Neymar e dos companheiros de ataque, pode ser da defesa também, contando que dê Brasil. Eu só quero é gritar “tocou Neymar é  gol”, BRASIL!
                                                                             Nov. 2015

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORESTA DEBAIXO DO MAR: o que é a verdade para o ser humano?

O príncipe rebelde e o governante louco

ENCONTRO DE BANDAS NA PRAÇA DA REPUBLICA