CENTRO DE CULTURA DE VALENÇA: 30 ANOS DE SUCESSO!




A cultura de Valença está de parabéns neste novembro, pois a sua casa, o Centro de Cultura Olívia Barradas completou 30 anos de existência com uma festa dividida em duas partes. No dia 10 foi  realizada a abertura com uma exposição de artistas locais. E no dia 12 aconteceu um encontrão com artistas de diversas áreas que se  apresentaram para o público, fechando os festejos  com chave de ouro.
No dia 10 de novembro (dia da cidade) de 1986 era inaugurada a casa de cultura que viria a atender projetos não só de Valença, mas aos artistas da região. Seus primeiros funcionários foram da área da cultura. Como diretor, estreava Otávio Mota e Lena Wagner como vice. Dos funcionários complementares, tomaram posse a bibliotecária Henriete, a letrista Lúcia Coutinho, a escritora/poetisa Celeste Martinez, os atores Juliano Britto e Vanilton Costa, a atriz Irene Dóres, o então ator, hoje jornalista Ricardo Lemos, os representantes de cultura de matriz africana, Edmundo e Celidalva e tinha também os admiradores da cultura como José Carlos, Erenilton, Cardim, Zaira, Amparo, Zezé, Renilva, Carlão (farofa) e Tilson.
Algumas coisas aconteceram nesses 30 anos, muitas alegrias é claro, mas nem tudo são flores no meio de trabalho, por isso naturalmente houve algumas  discordâncias entre colegas, mas também, muito respeito e trabalho entre os mesmos. O Centro de Cultura foi tomando corpo novos artistas surgiram dele, como Marinaldo, Geilson, Dayse, Manoel e tantos outros que nem dá para descrever. Uns se afastaram momentaneamente para depois retornar e outros saíram mesmo, foram buscar novos horizontes, contudo, quem é artista se afastou do Centro de Cultura, mas não da arte.
Nesses trinta anos muita coisa aconteceu, mudou a política, a visão sobre cultura e seu fazer cultural, os horizontes se abriram e os artistas puderam vislumbrar uma forma mais arrojada de fazer cultura. Puderam inclusive, se profissionalizar através de projetos desenvolvidos dentro do Centro de Cultura. Crianças ganharam o mundo a dançar e pelo menos uma atriz que  passou pelo Centro de Cultura já começa a despontar na TV que todo o artista sonha em estar.
 Nessa casa de cultura se faz teatro, curta metragem. Se apresentam grandes espetáculos, aqueles conhecidos nacionalmente, como a Orquestra Ouro Preto, a comédia a Bofetada, e também se encena trabalhos de Juliano Britto, Otávio Mota, Jhessy Coutinho e Irene Dóres. Sem contar a infinidade de livros que ja foram lançados nesse espaço sagrado da cultura.
Para comemorar os trinta anos não poderiam faltar os músicos Marcionílio, Escopeta, Zai Pereira, Matheus Santana, a galera sangue bom do Ifba que está fazendo um som muito bacana e o nosso astro mirim, Robert Lucas, representante de Valença no The Voice Kids da poderosa TV Globo. Não poderiam faltar também a atriz Irene Dóres, o ator Juliano Britto, o produtor cultural Adriano Pereira,  tampouco o jornalista Ricardo Lemos como o mestre de cerimônia.
O Teatro foi representado por um grupo da cidade de Tancredo Neves com a montagem estudantil do texto de Ariano Suassuna, “O Auto da Compadecida” com direção de Geilson  de Brito.  O pessoal da dança também fez a sua parte, a Célia Praesent,  o balé de Thiago Mascarenhas e  a turma do Hip Hop  Rhayman e seus amigos que estão presentes diariamente no Centro de Cultura.
 Também estiveram prestigiando o evento, o escritor Araken Vaz Galvão, os professores Francisno Neto e Dário Loureiro, o jornalista Vidalto Oiticica e representações importantes como o Conselho de Cultura com a presidente Jante Vomerim e demais membros, a secretaria de Cultura na pessoa de Marildes Nascimento, o colégio Social por uma de suas coordenadoras profª Leonor, e a Câmara de Vereadores, através do edil Tácio Lima, O NRE6 através de sua diretora Flor,  os quais receberam o troféu   Parceiros da Cultura.
A construção do Centro de Cultura em Valença foi de extrema importância para o município que sempre foi muito forte culturalmente e que já não tinha mais um espaço adequado para abrigar artistas e trabalhos a serem desenvolvidos com as comunidades estudantis em formação artística. Mas é preciso esclarecer que trinta anos de fato, no Centro cultura, completaram nesse dia 10 de novembro, Juliano Britto, Lúcia Coutinho, Celidalva e Amparo. Parabéns bravos guerreiros, vocês seguraram a barra sem interrupção, todavia a luta é de todos, não se pode falar em Centro de Cultura sem lembrar  o formador de atores Juliano Britto, sem a astúcia de Otávio Mota, sem o trabalho de formiguinha de  todos os outros agentes que fazem essa casa acontecer.
O Centro de Cultura é nosso! Vida longa a cultura, vida longa a nossa casa de cultura. 30 anos de trabalho e evolução cultural em Valença, 30 anos lutando pelo fortalecimento da arte!.


G A L E R I A   D E   F O T O S






















































































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORESTA DEBAIXO DO MAR: o que é a verdade para o ser humano?

O príncipe rebelde e o governante louco

MARÍLIA MENDONÇA E TAYRONE