VALENÇA ENTREGA SEUS PRESENTES A YEMANJÁ




Valença festejou o dia de Yemanjá na praia do Guaibim  como sempre faz todos os anos. Diante de um lindo dia de verão compareceram turistas, os moradores locais e de Valença para acompanhar o lindo cortejo dos terreiros de candomblé e dos artistas da capoeira e da percussão que inauguraram um percurso novo, dando oportunidades aos comerciantes da orla a assistirem o desfile enquanto trabalhavam.
A festa de Yemanjá foi realizada pela Secretaria de Cultura que contou com o apoio das demais secretarias para garantir uma festa bonita e muito organizada. A secretária de cultura Janete Vomeri conseguiu apoio dos comerciantes do Guaibim para a confecção das camisas que foram distribuídas aos participantes, a prefeitura garantiu  ajuda de custo aos terreiros em forma de café da manhã e  almoço, mais uma pequena contribuição para que os participantes do candomblé possam fazer a manutenção de suas vestimentas bem como o transporte para os terreiros se deslocarem ao Guaibim.
A festa de Yemanjá tem cunho religioso e é tradição na Bahia desde 1924, tendo inspirado outros Estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Recife a fazerem as suas. Em Valença, começou com entrega do balaio pelos terreiros de candomblé no encontro das águas entre Valença e Cairú, há muitos anos atrás, porém, visando a lucratividade e a inclusão do Guaibim nos festejos, o prefeito Ramiro Queiroz teria transferido os festejos de lugar. A partir daí, a entrega de presentes a divindade do mar  passou a ser realmente uma festa popular.
O dia 02 de fevereiro é esperado por todos no município. E a prefeitura garante seu acontecimento, a Secretaria de Cultura doa os balaios para os terreiros completamente organizados e com flores, monta um estande na praia e aos terreiros e devotos de Yemanjá cabe colocar as oferendas em forma flores perfumes e presentes diversos nos balaios.
A festa do Guaibim foi linda, organizada, e o prefeito Ricardo Moura recebeu muitos elogios de todos os participantes. A maioria dos terreiros estiveram presentes e desfilaram lindamente, os balaios foram organizados e os babalorixás e Yalorixás lotaram os barcos que adentraram ao alto mar para entregar seus presentes a Yemanjá com muita paz. 


           G A L E R I A  DE  F O T O S























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORESTA DEBAIXO DO MAR: o que é a verdade para o ser humano?

O príncipe rebelde e o governante louco

ENCONTRO DE BANDAS NA PRAÇA DA REPUBLICA