SÃO JOÃO 2016 OUTRA VEZ, SUCESSO!

Terminou mais uma festa de São João em Valença, mais um ano de sucesso. Para quem já estava esquecido de como é festejar a tradição junina esse foi o segundo ano de uma festa linda, leve e com participação da cultura local traduzida nas manifestações culturais   de folclore popular brasileiro como bumba meu boi e a quadrilha junina que teve sua origem na Holanda e seguida pela França, a qual disseminou pelo mundo. A quadrilha chegou ao Brasil através dos portugueses ainda na época da colonização.
O São João é comemorado em grande parte da Europa, na Oceania, nos Estados Unidos, parte da Ásia e no Brasil. Representa o aniversário de nascimento de João Batista, santo católico. É uma festa muito alegre e de encontros entre amigos, onde quer que seja realizada.
Depois de muitos anos sem essa maravilhosa festa em Valença, ela ressurge e faz muito sucesso. A prefeita corajosamente fez parceria com a cervejaria Itaipava que banca as bandas mais caras enquanto o município paga aos artistas locais e regionais para fazer uma festa bonita e lucrativa para o comércio local, bem como enaltecer o artista local.

No São João de 2016, Valença já começou recebendo  as estrelas do sertanejo universitário Victor & Léo, e deu a impressão de que seria um desastre pois por motivos não provocados por eles, o show atrasou por três horas e deixou os espectadores furiosos, a coordenação do evento não se lembrou naquele momento,  de inverter a pauta e colocar outra atração para preencher o espaço de tempo vazio  o que gerou certa contrariedade entre o público e impediu a banda Pirilampo de se apresentar.  Mas quando os artistas enfim cantaram, o publico pôde ver a genialidade tão decantada do Victor que toca com alma, a sua musica perccore todo o seu corpo e se dilata de forma solene para a platéia, me encantei com seu jeito de tocar da alma para o público. O show foi lindo, eles são muito carismáticos, o Léo é todo amor, principalmente com as crianças, após vê-los tocar não houve quem se lembrasse do irritante atraso.


O São João 2016 funcionou muito bem.  A diversão foi garantida, os fazedores de cultura nas áreas juninas estiveram presentes e desfilaram suas artes lindamente. As quadrilhas Girassol, premiada em concursos estaduais, assim como a Esfarrapados que também participa de concursos e está cada vez melhor brilharam na Praça, no último dia, e as quadrilhas menores, também deram um show. Os Bumba meu boi fizeram espetáculos maravilhosos. Cantores valencianos como David Terra, Fábio Márcio, as bandas Licor de Cacau, Maria Chic, Trem do Forró, Forró Ki Delícia, Lord Jonh e Dengo de Mãe  também  estiveram mostrando seus trabalhos com bastante sucesso. O Garoto Robert Lucas se apresentou lotando a Praça com seu público de crianças e adolescentes.
Nas atrações de médio porte desfilaram no palco principal as bandas Gigantes do Brasil, Mastruz com Leite, Sem Retoque, e  A Patroa, que arrasou na Praça, fez um show delicioso, segurou o público e botou todo mundo pra rebolar. Sem dúvida foi um dos melhores shows da festa. É  claro que todos os outros foram bons, porém tem coisas que cativam e as garotas são demais.
Do ponto de vista comercial, foi perceptível o ganho satisfatório dos comerciantes locais e daqueles que colocaram barracas na praça de alimentação, não havia ali mesas desocupadas durante todas as noites e alguns produtos alimentícios  acabaram antes de 1h da manhã, os vendedores ambulantes também venderam bem seus produtos chegando a esgotar o estoque, ao que se pode afirmar que a festa de São João gerou renda para uns e lucros para outros, por isso o saldo foi positivo.
A organização da festa foi perfeita, a segurança esteve presente no evento em tempo integral. A Polícia Militar sempre atenta e a Guarda Municipal com os Bombeiros Civis garantiram que as pessoas caminhassem pela Praça despreocupadas. Um ponto que funcionou legal foi a ocupação da Praça com atividades musicais no Coreto o qual fazia a ligação com a Praça de Alimentação e garantia a circulação natural do público para todos os lados além de preencher o tempo em que se arrumada o palco principal para a próxima atração.
A Itaipava esse ano inovou e colocou cerveja no camarote para os convidados, camarote este que recebeu a visita de amigos da prefeita e pessoas ligadas à cultura, à imprensa e funcionários da Prefeitura. Entre os convidados ilustres esteve presente um dos líderes do Congresso Robson Almeida e sua esposa e o humorista baiano Psit Mota. O Camarote foi o ponto de encontro para todas as pessoas que de alguma forma são ligados às secretarias ou imprensa.

 A festa de São João retornou e deu oportunidade aos valencianos de virem gratuitamente astros como Victor & Léo esse ano, proporcionou aos artistas locais, para além de mostrarem seus trabalhos, ganhar o seu dinheiro na sua própria cidade. 

O retorno do São João está possibilitando aos valencianos assistirem aos espetáculos de suas lindas quadrilhas e dos Bois com suas apresentações maravilhosas. Festa junina tem que ter cultura de São João e isso está voltando, nessa perspectiva os grupos culturais para além de reunir pessoas  também ensinam como fazer a cultura e sobre sua história e assim os saberes vão passando de uma geração para outra. Seja com as quadrilhas ou os Bumba Meu Boi a energia vai sendo transmitida no ambiente e os participantes vão se encaixando melhor  nas práticas culturais de seu lugar. Foi lindo de ver as pessoas dançando forró na Praça, casais, pais e filhos, e juventude em geral,  ali pôde-se observar que cultura não tem rede de proteção, ela se manifesta de maneira leve e se desenvolve em qualquer lugar, basta que se tenha pessoas  que se identifiquem e que recebam as  energias dos artistas que ali se encontram.


Aos idealizadores do São João de Valença, a prefeita Jucélia, o secretário de Turismo Júlio César e a secretária de Cultura Aline Reis Lameira, parabéns pelo esforço e pelo sucesso alcançado, a Eduardo Dantas Ribeiro representante da cervejaria Itaipava parabéns também pela ousadia de encarar um projeto que dormia há décadas e transformá-lo em sucesso. Que em 2017, a Itaipava possa trazer a Valença um Daniel ou quiçá um Michel Teló. E viva São João em Valença, e viva o povo brasileiro em suas culturas em seus fazeres culturais.
30 de jun. 
                                               
                     GALERIA DE FOTOS:




































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORESTA DEBAIXO DO MAR: o que é a verdade para o ser humano?

O príncipe rebelde e o governante louco

ENCONTRO DE BANDAS NA PRAÇA DA REPUBLICA