PROJETO SEIVA: Sucesso na Praça


 

Zambiapunga de Tapeoá

O Projeto SEIVA acabou! Após seis meses de atrações diversificadas e a inclusão de artistas de Valença e do Baixo Sul em apresentações artísticas e trabalhos culturais. Patrocinado pelo Estado, o SEIVA possibilitou nesse período, que o público valenciano assistisse a uma variedade de espetáculos totalmente gratuitos, assim como movimentou a Praça da República, lugar de lazer da família valenciana que leva seus filhos nos finais de tarde, principalmente aos domingos para brincarem.
Bailarino Everton Bácella e alunas

O Projeto que iniciou em janeiro, trabalhou com a cultura em suas várias vertentes e por diversas cidades do Baixo Sul. Em Ituberá foram realizadas as oficinas de “Tambores na escola”, ministrada pelo percussionista Joker Guiguio; “Conta mais” ministrada pela cordelista Sueli Valeriano. De Ituberá também veio o espetáculo de rua o “Sarau da Alegria” com a Cia de Teatro Flor do Serinhaém, destinado ao público infantil. No município de Cairu foram realizados trabalhos culturais em suas ilhas mais próximas de Valença. No distrito Morro de São Paulo, na escola do Zimbo, foi realizada a oficina de “Desenho realístico” com o desenhista Alexander Cristto. Ainda no Morro, a Griô Mô Maiê ensinou sobre história oral e fez cirandas da terra com as crianças.  Na Gamboa do Morro, a jornalista francesa Marie Chatelet e a fotógrafa Lucia Carreras ministraram a oficina “Câmera na lata”, fotografia a partir de câmeras pinhole criadas com latas de leite Ninho.
Grupo de teatro VivaCena
Em Valença várias oficinas foram realizadas. O bailarino Everton Bácella, trabalhou com dança contemporânea com alunos do Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins, a atriz e diretora Jhessy Coutinho ministrou oficina de teatro “Do palco para a vida” com jovens da sociedade utilizando o espaço da escola pública cedido pela diretora Cláudia Tomé. 
O artista plástico Rosivan Santos trabalhou com estampas em tecidos para pessoas da comunidade do Tento e adjacências. A pianista Taíse ministrou oficina de música para os alunos do IFBa. Os resultados apresentados na Praça da República por todos os professores foram surpreendentes, pessoas que nunca tinham feito nada nas modalidades apresentadas mostraram habilidades e fizeram bonito.
Cantora Edyelle Brandão
O SEIVA como projeto cultural uniu a arte e reuniu artistas talentosos para  mostrarem seus trabalhos na Praça, não só de Valença mais de muitas partes da Bahia, de onde vinha, a cultura era aceita e o público abraçava com muito calor. Desfilaram seus talentos no Jardim, a contadora de história Jamile Menezes, o grupo de teatro Vilavox com suas histórias griô, o grupo de teatro Vivacena com seu hilário “A mulher que comeu carangueijo e ficou grávida”, o grupo de teatro “Afrodance” de Ibirapitanga com o espetáculo “O bendengó do afro” e os jovens humoristas do IFBaiano “ quatro homens e meio” que trabalharam com humor de improviso dentro do Teatro Municipal.
Índios Tupinambás de Olivença
Também fizeram muito sucesso na Praça, as bandas musicais locais: Anarcomangue, David Terra e os indecorosos, Covermind, Samba de improviso, Juli Júpiter, Os Aimorés que mostrou a população da Praça a guitarra envenenada de Kiko Santana, o DJ Everton Krull, e a nova MPB valenciana composta pelos estudantes do IFBa. 
O SEIVA lançou a nova voz de Valença, a cantora Edyelle Brandão, última atração do evento. E também trouxe para a população valenciana atrações musicais de municípios mais distantes como Ilhéus que enviou a banda de Hip hop, “O Quadro”. E Salvador mandou a banda “IfáAfobeat” banda de orquestra com viés de cultura africana e que traz como sua voz a cantora nigeriana   Okwei Odili. A banda arrepiou a Praça.
Banda IfáAfrobeat
Nessa saga cultural as manifestações de cultura popular também brilharam com seus fazeres culturais dando mais vida à Praça da República e deixando as pessoas boquiabertas com tantas novidades, as quais dificilmente eles presenciam como: encontro com os índios Tupinambás de Olivença falando de suas vidas e mostrando suas danças e trabalhos para a comunidade local. Não menos empolgantes foram os desfiles da Chegança de Cairu, da Zambiapunga de Taperoá, da Congada de Cairu, Arguidá de Jequiriçá, dos bonecos gigantes de Valença e do Boi de Ouro. Cultura para todo lado e todos os gostos, foi o que se viu nesses seis meses. Nenhum seguimento ficou de fora da mostra cultural que durou meio ano, boa parte dos artistas plásticos de Valença expuseram suas obras no Teatro Municipal de Valença, aberto emergencialmente para o SEIVA, ficou de fora do projeto apenas os artistas ligados ao Estado, o que é uma pena, pois muitos deles possuem belos trabalhos, mas o Estado não gosta de seus servidores, por isso os impede de participar de ações artísticas em projetos de qualquer natureza.
Bando de teatro Flor do Serinhaem
O projeto Seiva foi resultado do edital Agitação Cultural da SECULT e foi maravilhoso para a população artística de Valença, Baixo Sul e outros lugares que participaram. Foi importantíssimo para os artistas locais e músicos como: David Terra, Zai Pereira, Marcelo Nofri e Edyelle Brandão que disseram em entrevista coletiva se sentirem valorizados e que o SEIVA foi muito importante para eles, pois proporcionou a oportunidade deles mostrarem seus trabalhos com muita autonomia para toda a comunidade valenciana, inclusive trazendo à praça músicos como o Kiko Santana e Guto Moitinho,  e que se sentiam felizes de fazerem parte de um  projeto tão organizado como esse.
Kiko Santana Guitarrista

O projeto SEIVA fica acima de tudo, como exemplo para a administração do município que já percebeu que é possível fazer cultura na Praça, que é possível fazer ações menores para garantir o lazer aos usuários do “Jardim Novo” pelo menos uma vez por mês. Parabéns a equipe de coordenação do Projeto, o historiador Erahsto Felício, a atriz Isabella Britto, a historiadora Janete Vomeri, a professora Andrea Luz, ao professor Ivo Cardoso e ao estudante Rafique Nascimento, os quais com um trabalho belíssimo trouxeram o povo para ocupar a praça e apreciar as belezas da cultura. Ficamos na torcida por um novo projeto desse nível, Valença merece!
 Jun. de 2016


                                                    GALERIA DE FOTOS


Banda Os Aymorés

Vanessa Andrade, Aline Reis, Irene Dóres

Felipe



Zai Pereira




Grupo humorístico Quatro homens e meio

Tais, e alunos de música

Espectadoras na Praça

Grupo cultural Arguidá

Indios Tupinambás



Zambiapunga

Adilson da Bahia

Banda Covermind

Isabella Britto


Ademar Barreto  e amigos

Nova MPB de Valença

Banda Anarcomangue

Oficina de beleza negra

Nova MPB valenciana

Rafique Reis

Tambores na escola - Ituberá

David Terra e os Indecorosos


Guto Moitinho- Guitarrista

Grupo de teatro Bendengo do Afro

FICA - Capoeira Angola

Bendengo do Afro

Banda "O Quadro"



Teatro: do palco para a vida

Do palco para a vida


Andrea Luz, Okwei Odili, André

Okwei Odili, Irene Dóres

Banda O Quadro



Jante, Rafique, Isabella, Andrea, Erahsto- coordenação do SEIVA



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORESTA DEBAIXO DO MAR: o que é a verdade para o ser humano?

O príncipe rebelde e o governante louco

ENCONTRO DE BANDAS NA PRAÇA DA REPUBLICA