SEIVA: o teatro na praça, diversão e arte ao alcance de todos.




Mês de abril foi a vez de teatralizar na Praça da República. O projeto SEIVA comandado pelo Professor Erashto Felício e sua equipe de coordenação Isabella Britto, Janete Vomeri, Luz Andrea e Rafique Nascimento, trouxeram espetáculos infanto juvenis para a Praça da República colocando nesta, entre os dias 21 e 22, cerca de 700 pessoas para assistirem as atrações de rua.


Na sexta feira a performance, “O baú de memórias” de Jamile Menezes com a boneca Zamíllia abriu a agenda e lotou a Praça com crianças e adultos para ouvirem estórias infantis e dançarem ciranda na Praça. Eu deixei de lado minha longa idade e me joguei com a criançada a brincar de roda e cantar ciranda.  Quando olhei para os lados, vi tanta gente grande como eu na roda! Naquele momento lembrei da minha infância e  continuei a brincar, me diverti e ajudei as crianças que só conhecem os desenhos animados na tv, a entender a brincadeira. Elas tatearam um pouquinho mas logo estavam fazendo tudo. A noite foi linda.
Ali na praça além da Jamile Menezes, também teve música, poesias  e aqueles comerciantes ambulantes que quase esgotaram todos os  seus estoques de brinquedos e guloseimas. Isso sem contar o comércio ao redor da Praça que lotou nesse espaço de tempo.

foto: Erashto Felício
Voltando à SEIVA, projeto aprovado no Edital de Agitação Cultural, o qual tem apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado, está promovendo em Valença  uma pequena revolução cultural na Praça da República. Alunos do Ifba e Ifbaiano, artistas locais conhecidos e iniciantes estão tendo a oportunidade de mostrarem seus trabalhos para a população, que não paga nada para isto, apenas comparecem à Praça no dia agendado. Ali assistem a espetáculos e performances lindos e aprendem a valorizar a cultura, principalmente a cultura do seu lugar.

Na modalidade Teatro na Praça, do dia 22, a população infanto juvenil foi prestigiada com a apresentação do grupo de teatro Vilavox que trabalha muito com teatro de rua. O Vilavox é de Salvador e concorreu  à chamada pública para se apresentar. Valeu à pena, fizeram um lindo espetáculo denominado de “Passaredo passarinholas”. O texto é uma coletania de  narrativas griô com estórias contadas pelos ancestrais e passadas de geração a geração garantindo a continuidade da  história oral. É  de uma singeleza magnífica, com performances brilhantes de seus atores Márcia Lima, Diana Ramos e Fred Alvim que levaram o público a vivenciar os contos de tradição oral e pensar por exemplo, como é triste manter um pássaro preso em uma gaiola em sua casa.

Após belíssima apresentação do grupo Vilavox, os artistas locais entraram em cena com musicas e poemas para terminar a noite de forma relaxante. Teve forró tocado na rabeca, jovens cantores soltando suas vozes, entre eles Isabella Britto, Edyelle Brandao, Ronaldo Soares cantando e Bi boys fazendo performances de hip hop. Houveram atrações agradáveis a todas as idades presentes. É muito bom ter acesso a cultura e poder vivencia-la para conhecê-la mais de perto.

O projeto SEIVA tem duração de seis meses e deverá terminar em junho, até lá aguardamos mais cultura na Praça da República e  aplaudimos ao Fundo de Cultura criado pelo Governo Federal que vem possibilitando aos Estados a distribuição dessa verba através dos editais para fomentar a cultura em cada cantinho do país. Nessa etapa o projeto contou  com o apoio da Prefeitura Municipal de Valença através da secretaria de Cultura.E que venha mais SEIVA para Valença.
Abr. 2016


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORESTA DEBAIXO DO MAR: o que é a verdade para o ser humano?

O príncipe rebelde e o governante louco

MARÍLIA MENDONÇA E TAYRONE