ALEGRIA DE VIVER


Texto espírita para quatro atores.
 Irene Dóres
Nov. 2012





Quatro personagens reunidos conversando sobre banalidades e quando uma amiga pergunta a outra sobre homenagens após a morte surge um papo sobre os desapegos e as formas de viver bem. (os numeros de 0 a 4 correspondem aos personagens pela ordem de fala.)
Cenário: cadeiras, puf e mesinha com uma flor.

Personagens:  jovens utilizando fone de ouvido, caderno, dvd, livro e trajando  bermudas, camisa gola polo, short jeans ou calça, camisetas.
BIA -  Kakau audia quando você desencarnar o que gostaria que as pessoas fizessem em sua memória?
- Que conversa horrorosa Beatriz, falando de morte, minha miga não vai morrer, nenhum de nós aqui.
BIA - Calma gente prestem atenção na canção de Toquinho, ouçam:
 “Numa folha qualquer
 Eu desenho um sol amarelo
 E com cinco ou seis retas
 É fácil fazer um castelo...
 Corro o lápis em torno
 Da mão e me dou uma luva
 E se faço chover
 Com dois riscos
 Tenho um guarda-chuva...”
 BIA - Nesse primeiro verso vocês podem perceber a transformação natural das coisas através do movimento que ele faz um lápis. Imagina essa transformação na vida do ser humano, nós nascemos para ser felizes e para crescermos enquanto pessoas que tem algo a aprender no planeta terra.
JOÃO - É, acredito nisso também, mas eu penso que a gente tem um período pra viver aqui e quando chega a hora, a gente vai embora e quem fica precisa se acostumar, por mais que seja duro né?

RICK - ah mais você quer dizer que a gente deve viver pensando numa coisa tão feia, a gente precisa mesmo é pensar no futuro e não em morte, coisa triste, eu hein!

 "...E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá..."
- TODOS APLAUDEM.

RICK – você canta muito bem.



BIA -Obrigada, mas não é a minha voz que quero mostrar, quero que vocês percebam o significa do dessas palavras. A  mensagem nesses versos é que a mudança é desconhecida, o nosso destino é uma aquarela   que vai sendo pintada aos poucos e que nós não sabemos o que nos espera, exceto que um dia chegará o fim da nossa missão na terra.

 KAKAU- Você aprendeu tanta coisa onde? Parece até uma oriental, tem um entendimento muito além do meu, é uma filósofa do desapego com a vida.



BIA - Ei não é bem assim, claro que tenho muito apego a minha vida, me cuido muito, principalmente da saúde, mas quando chegar minha hora, que certamente será bem mais tarde, estarei preparada.

KAKAU - Claro né, os preparados vão, e os despreparados também. E a saudade entre os que ficam é bem natural.




RICK - Ah, eu não consigo ter essa aceitação não. Então  eu sou bem atrasada, meu Deus já sei que vou direto para o umbral e vou permanecer por lá por muito tempo.

KAKAU - Qual é criança, se todo mundo que tem um pensamento diferenciado ou não for totalmente seguro em suas ideias for pro umbral, vai faltar lugar pra pelo menos um bilhão de pessoas.

JOÃO- A gente pode pensar como se exerce o desapego de várias formas; quer exemplos;

BIA- Claro manda aí!

JOÃO -Então vamos olhar pela profissão: o corredor de automóvel e um motorista comum são pessoas desapegadas, pois lidam com velocidade e qualquer momento pode ir embora, e eles sabem disso mais exercem seus trabalhos  com maior amor.


BIA - Os praticantes de esportes radicais também né?

JOÃO  - Isso mesmo, mas também existe o desapego pelas coisas materiais, existem pessoas que brigam por qualquer coisa, outras largam tudo pensando em sua paz de espírito em primeiro lugar.

KAKAU - A minha mãe vive dizendo que a simplicidade é o desapego do orgulho!

BIA -Faz sentido, outro dia eu li um texto na internet que falava assim: Jesus Cristo nasceu pobre e Sidarta Gautama, o Buda nasceu rico, mas, os dois só ensinaram os valores do bem, inclusive Jesus dizia que o reino dele não era desse mundo.

JOÃO - Essa história eu conheço, Buda nasceu príncipe e tornou-se mendigo, ele vivia meditando, gente, isso é que é pessoa desapegada, abrir mão de uma fortuna para viver na miséria.!

KAKAU -Claro que não precisamos chegar ao extremo, mas podemos ser simples, desapegados de orgulho, de arrogância e principalmente de vontade de fazer mal ao próximo.

RICK -  (para Bia e Kakau)- Você são muito religiosas né? Fala tão bem desses assuntos.

BIA - -Até que não, meus pais ensinam sempre que uma pessoa para ser importante não precisa ser arrogante, nem ter o cargo mais alto, ela precisa sim, fazer tudo com amor sem se preocupar  em propagar sua imagem de bem feitor ou de ser o primeiro na lista do mais  rico, do empreendedor ou do mais inteligente, essas coisas aparecem naturalmente quando se trabalha com simplicidade

JOÃO - gostei da lição do dia, desapega galera, vocês serão mais felizes e crescerão mais como pessoa.

BIA -Quanto a questão da preparação para morte, isso acontece desde que a gente nasce, todo mundo sabe que um dia vai embora, mas mesmo assim tem medo, inclusive eu. Só não vou deixar de viver por isso.

KAKAU - nossa tô tão emocionado(a) com essa nossa discussão que fica imaginando o John Lenon falando de um mundo sem apegos.
É verdade que tal ... (um olha para o outro e começam a recitar a canção de John Lenon com o instrumental ao fundo).
Imagine
1)     Imagine que não há paraíso
 É fácil se você tentar
 Nenhum inferno abaixo de nós
 Acima de nós apenas o céu
 Imagine todas as pessoas
 Vivendo para o hoje
2)       Imagine não existir países
 Não é difícil de fazê-lo
 Nada pelo que lutar ou morrer
 E nenhuma religião também
 Imagine todas as pessoas
 Vivendo a vida em paz
3)         Você pode dizer
 Que eu sou um sonhador
 Mas eu não sou o único
 Eu tenho a esperança de que um dia
 você se juntará a nós
 E o mundo será como um só
4)          Imagine não existir posses
 Me pergunto se você consegue
 Sem necessidade de ganância ou fome
 Uma irmandade de humana
 Imagine todas as pessoas
 Compartilhando todo o mundo
1)           Você pode dizer
                  Que eu sou um sonhador
                  Mas eu não sou o único
 Eu tenho a esperança de que um dia
 Você se juntará a nós
 E o mundo viverá como um só

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORESTA DEBAIXO DO MAR: o que é a verdade para o ser humano?

O príncipe rebelde e o governante louco

MARÍLIA MENDONÇA E TAYRONE