BAIXO SUL EM CENA III: FORTALECENDO A IDENTIDADE QUILOMBOLA




Os grupos Antagon e realizaram pela terceira vez o projeto Baixo Sul em Cena, cujo resultado como sempre se finda com apresentação em Valença. O projeto engloba várias cidades do Baixo Sul. Pessoas ligadas à arte; música, dança e teatro de juntam em só lugar, nessa temporada no quilombo de Jatimane por cerca de quinze dias para o processo de aprendizagem e de criação.


O projeto original de laboratório e intercâmbio cultural é de Bárbara Luci carvalho e Bernard Bub, que foi abraçado pelo grupo teatral Vilavox de Salvador unindo assim o movimento corporal e musical alemão com a representação teatral brasileira o qual resulta num grande espetáculo mostrando a identidade territorial e suas vivências diárias nos ambientes onde os artistas passam o período de confinamento.

Nessa temporada se juntaram artistas de Valença, Ituberá, Taperoá e Jatimane, e a criação se pautou na vida e nos costumes do quilombo revelando uma linda história de preservação cultural e fortalecimento da personalidade que deixa seu lugar em busca de novos conhecimentos, mas, não se esquece de suas origens.

Com o titulo de Aiyê (terra) Quilombola, o espetáculo gerado pelas pesquisas no Baixo Sul, discutiu as expressões culturais, as mudanças de lugar e permanências de costumes, as práticas religiosas e o fortalecimento da identidade afro-brasileira.






O espetáculo foi apresentado nos municípios de Camamu, Igrapiúna, Cairu, Nilo Peçanha e Valença. As apresentações foram realizadas em praças públicas e as secretarias de culturas dos municípios formaram parcerias de apoio ao Baixo Sul em Cena III.




G A L E R I A  DE  F O T O S





























 






 












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORESTA DEBAIXO DO MAR: o que é a verdade para o ser humano?

O príncipe rebelde e o governante louco

ENCONTRO DE BANDAS NA PRAÇA DA REPUBLICA