PROCISSÃO DO AMPARO 2018





Hoje aconteceu mais uma procissão de Nossa senhora do Amparo denominada pelos valencianos padroeira da cidade, e no dia de sua festa é feriado no município. Como em todos os anos a procissão encerra uma devoção que dura cerca de dez dias e começa com a lavagem do adro de sua Igreja seguida do novenário.

A festa de Nossa Senhora do Amparo é a manifestação da cultura e da religiosidade  do povo de Valença, a qual começou pelas mulheres da Vila Operária, pois a santa é a protetora do trabalhador de Valença, mais especificamente dos operários da CVI, foi assim que tudo começou. Há algum tempo, porém, os valencianos se apoderaram do padroado e tomaram para a cidade.



Hoje, 08 de novembro, apesar do tempo chuvoso, os céus concederam uma pausa durante a tarde para a realização da procissão. Nunca havia visto tanta gente seguindo o cortejo em certo trecho da cidade, pois é comum, sair com pouco mais de 50 pessoas, e à medida que vai passando pelas ruas o publico vai aderindo até chegar uma multidão, mas hoje, no lugar aonde deveria ter cerca de duas mil pessoas, já contava com mais ou menos três. Foi um mar de gente. À frente da imagem da santa havia tantas pessoas que mais parecia o circuito de carnaval em Salvador, no meio dessa multidão desfilava a imagem de Nossa Senhora do Amparo, seguida de quantidade maior ainda de pessoas. Parece que os valencianos esse ano resolveram orar muito mais.


Esse ano a procissão veio muito simples, apenas o apostolado na frente e nenhuma ala com roupas diferentes, contudo, o povo estava ali misturado, embolado, agrupado com as beatas formando um tapete coeso de gente. Os padres bem espalhados pelo meio da multidão e os coordenadores quase imperceptíveis, pois não vestiram nada especial, o povo os reconhecia pelas suas vozes.


Como sempre as ruas estiveram enfeitadas, as pessoas nas suas portas aguardando a passagem da imagem com confetes e pétalas de rosas para  jogar sobre ela. Nas esquinas as pessoas se amontoavam para esperar o cortejo passar e famílias colocaram altares e encenações nas varandas e calçadas.

A procissão do Amparo é um grande ato de fé, e uma grande manifestação cultural, pois é lei natural que as pessoas comprem roupas novas, se arrumem e sigam em procissão atrás da imagem até o alto da colina. E depois de orar e assistir as missas, vão ao parque para fazer a diversão das crianças. Por hoje a festa acabou. Mas no próximo ano tudo se repetirá.

                                   
                   G A L E R I A   DE  F O T O S 

















































 












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORESTA DEBAIXO DO MAR: o que é a verdade para o ser humano?

O príncipe rebelde e o governante louco

ENCONTRO DE BANDAS NA PRAÇA DA REPUBLICA