JOSÉ WILKER VAI AO CÉU





FELOMENAL, o céu acaba de se abrir para receber mais um astro brasileiro, que por sentença divina partiu para o andar de cima.  José Wilker nos deixou, sem sofrimento aparente e sem padecimento de véspera, assim como sempre demonstrou ser na sua vida terrena, morreu dormindo. Partiu com brevidade chamando para si as atenções que sempre  teve ao atuar na televisão e no cinema brasileiro de forma FENOMENAL.
Lembro-me do ator José Wilker na novela Gabriela, vivendo o Mundinho Falcão quando ainda era eu, adolescente, fui acompanhando sua história na medida em que fui ficando adulta. Vi filmes como Bye bye Brasil, Dona Flor e seus dois maridos e O homem da capa preta . Vi novelas como “Gabriela”, “Suave Veneno”, “Roque Santeiro”, “Transas e caretas” e “Senhora do destino” a qual me apresentou Giovane Improta que de tanto que cresceu não coube mais na telinha e foi se parar no cinema como todo bom personagem de tv. Retornando a nova montagem de Gabriela Wilker nos apresentou mais uma vez um bordão que virou moda, então “se prepara que eu vou lhe usar” para ler esse meu texto sobre o meu herói.
Wilker como todo intelectual gosta de filmes (cinema) como eu, e ao fazer críticas sobre alguns certa vez falou “não vi esse filme é muito complexo para a minha inteligência”, como eu também não havia gostado do filme, achei muito bobo, me senti o máximo. Mesmo havendo críticos especializados em cinema no Brasil e que não deixo de ouvi-los, gostava de ver José Wilker comentando o Oscar ou qualquer outra premiação de cinema.
Anteontem assisti ao programa Vídeo Show por uns 10 minutos o tempo em que Wilker estava no ar, saí no intervalo, se soubesse que o perderia hoje, teria assistido todo. Mas isso é bobagem, a imagem fica para além do homem, por isso o José Wilker estará sempre presente em nossas memórias e sua imagem permanecerá viva para nós simples espectadores e para os seus descendentes que ainda virão. Daqui a uns 50, 100 anos Wilker ainda terá a sua imagem viva e quiçá sua história contada muito antes disso. Sou fã do Wilker desde mais jovem percebo que os seus trabalhos sempre demonstraram sua personalidade de pessoa forte decidida e com uma flexibilidade de transformação profissional incrível.
Os canais de notícias agora vão vasculhar a vida de Wilker para contar os pormenores de sua vida desde suas filhas até seu menor trabalho, então vou logo adiantando a primeira filha de Wilker se chama Mariana e a sua mãe é a atriz Renée de Wielmont, sua colega de elenco na novela “Anjo mau”, trabalho que fez muito sucesso na década de 1970. Também faço questão de dizer que o Wilker é o cearense que foi para o Sudeste encantar os artistas que já eram sucesso quando da sua chegada. Considerado por todos um artista muito completo conquistou a classe artística sem nenhuma ressalva.
Devo confessar que estou irritada com a partida de Wilker logo hoje, dia do meu aniversário, ele me deixa sem nenhuma explicação, e agora como vou saber que “o tempo ruge e a Sapacuaí é grande”,  você vai fazer muita falta Wilker, quando vir uma “maria doida” ligada no carro de Polícia vou pensar: “aí vai o Geovani Improta”.
Wilker, o Brasil perdeu um grande artista, o céu ganhou um cara revolucionário, a história do cinema e a televisão brasileira ganharam mais um nome em seus arquivos para ser pesquisado posteriormente. Nós, os pobres telespectadores, perderemos a oportunidade de ver suas belas personagens na tv. Vai Wilker, o céu poderia esperar mas te chamou mais cedo. E nós  ficaremos  com as lembranças do seu lindo trabalho. 

                                                                                                        05 de abril de 2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FLORESTA DEBAIXO DO MAR: o que é a verdade para o ser humano?

O príncipe rebelde e o governante louco

ENCONTRO DE BANDAS NA PRAÇA DA REPUBLICA