VALENÇA ANALOGICA

julho de 2011



Uau, Valença esta de volta ao tempo em que tudo era analógico, não tinha sinal de transito, não tinha semáforos, não tinha merenda escolar, não tinha seriedade política, não tinha segurança, não tinha eficiência na saúde.

Opa! Também não é bem assim, às vezes tem boa saúde no município, mas falta semáforos, outras vezes tem merenda escolar, mas não tem professor e, quando tem professor, falta material didático. Às vezes tem seriedade politica, hã? quando foi isso? Mas tudo bem, façamos de conta que houve algum dia, a gente não lembra mesmo nem em quem votou na eleição passada. Mas uma coisa a gente tem, segurança pública. Porque esse espanto? Você nunca viu segurança na porta do pronto socorro, no calçadão nas lojas, nos supermercados? Eles estão ali com seus disfarces e mantidos pelo poder privado para coibir o crime contra o particular. O que você não consegue receber é socorro do poder público quando precisa, porque faltam automóveis para os trabalhadores da segurança pública se locomoverem.

Ai eu pergunto de quem é culpa? Sua é claro. Você elege mal seus deputados e seus vereadores depois fica reclamando porque a cidade não tem nada, porque o Estado está mal. Ah! Você pensa que tudo que acontece no município ou no Estado é responsabilidade pura e exclusiva do governador ou prefeito. Enganou-se. O vereador e o deputado são os pilares fiscalizadores da administração e se ela não está bem a culpa é deles que não fiscalizam. O papel do vereador é expor os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes, além de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. O vereador é o seu fiscal, mas o que ele faz? Essa é fácil. Emprega a família e ou amigos e comparece a festas das comunidades para não ser esquecido.

Por acaso você sabe o que seu vereador, aquele que você já elegeu quatro vezes, fez de bom pelo seu bairro pelo menos, ih! Não sabe, mas você insiste em votar nele, ai meu, todo mundo paga a conta. Você sabe quem é o deputado que mais investe em sua cidade? E o mais votado o que ele fez pela cidade? Quais os benefícios que ele trouxe, além de dar cargos importantes para os seus cabos eleitorais? Te peguei, você nem tem ideia. Mas o deputado é também um grande auxiliar para o município. Sinceramente, você acha que o deputado representante da cidade deve apenas dar cargos importantes para os seus coligados? Pois é, a organização politica abrange todas as esferas do Estado, e você está escolhendo mal e esperando o bom resultado.

Entre os problemas de falta de olhar politico, administrativo e de retorno de benefícios à comunidade está a ponte Inocêncio Galvão de Queiroz. Quer mais bagunça que naquela área? Não tem nenhum tipo de sinalização e ainda conta com uma profusão de automóveis parados ao seu redor, ônibus descarregando gente e carros de passeio parados atrapalhando a visão de quem vai fazer a travessia, isso num local onde embarcam dezenas de pedestres diariamente para as ilhas, e como se não bastasse o transito em sentido São Felix centro ainda está liberado para causar mais transtornos à população.

Bem, voltando à Valença analógica, no momento o que me atormenta mesmo são semáforos da cidade ou a falta deles. A situação está caótica, o transito está completamente desordenado com perigo de trombadas e mortes nas esquinas da Marques do Herval e da Praça da República e da ponte acima citada. Será que falta dinheiro nos cofres da administração pública? Faltam óculos nos administradores para enxergar o perigo ou é descaso mesmo? Falta os vereadores fazerem os seus papeis de vigilantes do administrativo, ou falta um movimento popular com manifestação agressiva para que simples semáforos sejam instalados nas ruas e organize o transito da cidade?

E não pense você que este é um problema atual, porque os tais semáforos, (os existentes) já estão defeituosos há pelos três gestões municipais e ninguém se preocupa em consertá-los, por que será? Vai ver que o conserto dos semáforos não atrai votos, ou então é porque ainda não houve um acidente sério com um filho de um vereador ou com ele próprio.

Acho que estou meio irritada, é que vejo sempre os carros parados no meio do cruzamento devido à invasão do motorista mais apressado e sempre me sobressalto com o pensamento: “ufa! Dessa vez deu tudo certo, ninguém bateu, ninguém se machucou” e pergunto pra mim mesma; “meu Deus será os administradores da cidade não estão vendo essa situação?” Andei ouvindo comentários por ai de que os tais semáforos já teriam sido comprados, mas porque não instalá-los? Acho que entendi o porquê, estão esperando chegar o final do ano por que o período eleitoral estará próximo e os eleitores não esquecerão esse “grande” feito.

Quer saber, acho que Valença está mesmo é abandonada, mas a quem entrega-la no próximo período administrativo? Nem preciso questionar muito, você não tem opção né? Brincadeira, eu sei que se você procurar bem vai encontrar alguém melhor, vai fazer novas experiências, vai arriscar no desconhecido e vai deixar de dizer “ruim com ele, pior sem ele”, pois como dizia o velho poeta Tiririca “pior do que está não fica”.

E retornando aos semáforos... que tristeza, uma cidade turística, porta de entrada para visitantes de vários países com um trânsito bagunçado, uma tragédia prestes a acontecer e os administradores “dormindo”, eu não quero ser testemunha de nenhum acidente nos cruzamentos, mas a população bem que podia se manifestar de forma ordeira para exigir a colocação de semáforos nos pontos aonde faltam, ou então pessoas, deem o troco nas urnas, joguem os vereadores fora, dispensem os prefeitos da mesma linha partidária. Tentem uma nova ordem administrativa às vezes as mudanças são benéficas.

Postagens mais visitadas deste blog

FLORESTA DEBAIXO DO MAR: o que é a verdade para o ser humano?

O príncipe rebelde e o governante louco

MARÍLIA MENDONÇA E TAYRONE